12 de junho, 2024 22:47 PM

4º FÓRUM LATINO-AMERICANO E CARIBENHO DE FLORESTAS URBANAS – 25 a 29 de Novembro 2024

São José dos Campos - São Paulo - Brasil

O Fórum será realizado presencialmente e incluirá palestras, apresentações e discussões em grupo ao longo da semana – 25 a 29 de novembro de 2024, em São José dos Campos, São Paulo, Brasil. O evento se caracterizará como uma ampla reunião técnica que agregará representantes de governos nacionais e locais, instituições acadêmicas e de investigação, organizações não governamentais (ONGs), acadêmicos, urbanistas, representantes e especialistas de instituições e de redes florestais nacionais e regionais, arboristas, paisagistas, dentre outros profissionais do setor privado e jovens que se dedicam ao planejamento e gestão de florestas urbanas e espaços verdes públicos.

O objetivo da reunião será acompanhar os resultados dos três Fóruns anteriores e, especificamente, do Plano de Ação de Guadalajara, bem como enquadrar as atividades regionais relacionadas à gestão de árvores e florestas urbanas no quadro mais amplo dos resultados obtidos no “Segundo Fórum Mundial de Florestas Urbanas”, realizado na capital dos Estados Unidos, Washington, ano passado.

Em particular, os diálogos que acontecerão no fórum, buscarão destacar os exemplos positivos de abordagens de planejamento, design e gestão que cidades com diversas culturas, formas, estruturas e histórias, implementaram no Continente, elucidando e otimizando a contribuição das florestas urbanas para o desenvolvimento urbano sustentável. Em particular, esta quarta edição focará nas inovações sociais e tecnológicas relacionadas à gestão de florestas e árvores urbanas.

O quarto Fórum Latino-Americano e Caribenho de Florestas Urbanas promoverá momentos de discussões em nível de excelência e está sendo desenvolvido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO-ONU), em conjunto com instituições brasileiras, a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU), a Prefeitura Municipal de São José dos Campos e a Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP). Assim sendo, todos os interessados, estão convidados a contribuir com a ampla discussão, enviando sua proposta de apresentação oral ou pôster no momento da inscrição do evento.